segunda-feira, 28 de março de 2011

O que é preciso fazer para Alcançar a Vitória? Exemplo de Naamã

Naamã: Um general com um "porém"
 II Reis 5

1 E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso. 2 E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.    9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e com o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado. 13 Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e ficarás purificado. 14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.

Na vida do homem nem tudo acontece de forma completa ou plena. Muita das vezes há um sentimento de vazio e insatisfação, quando olhamos para detalhes em nosso ser e, por menor que possa parecer, nos traz grandes incômodos.  Analisemos e pensemos: Estou incompleto, falta-me algo. Somos felizes quando descobrimos a origem deste vazio, mas esperançosos ficamos ao saber que existe uma solução. Mas, ao se deparar com uma causa que não nos permite viver a plenitude da nossa alegria, e ao ver que o causador da inquietude é insolúvel, ou seja, não conseguimos resolver, ficamos como Naamã: Com um "porém".

Naamã, um general sírio, um homem bem sucedido na sua ocupação, muito respeitado e valoroso. Nos campos de sua vida, nos afazeres, nas labutas, nas pelejas, nas estratégias,  na execução e nas incumbências, tudo procedia com êxito, mas quando chegava a casa, no local de descanso do guerreiro, se deparava com aquilo que o incomodava, com a vergonha, com o seu limitador de honra e glória. Na intimidade de seu lar era visto por seus criados. Ao tirar o fardamento, as vestes de glória que intimidava os seus inimigos e enchia de orgulhos os seus soldados, a sua fragilidade se apresentava. Imaginemos os criados comentando entre si, indagando: O que adianta ser um vencedor fora e derrotado dentro? Se honrado fora de casa e envergonhado dentro do lar? Naamã poderia declarar-se e provar o seu “status” de completo vencedor para todos de fora, mas em seu lar não se sentia bem à vontade.

Para tudo existe uma solução! Por mais complexo que possa parecer o problema, mesmo aparentando ser insolúvel e impossível de resolver, Deus tem sempre uma saída. Uma menina que estava na casa deste general, trabalhando como criada conhecia quem poderia, de uma vez por toda, tirar o “porém” da vida de Naamã. Ela disse para a senhora a quem servia: Se o meu senhor estivesse diante do profeta de Deus que está em Samaria; ele o restauraria de sua lepra. A senhora ouviu e assim que Naamã entrou em casa foi notificado de como a menina, que era de Israel, tinha falado acerca deste problema e de como poderia ser resolvido.

Naamã precisou agir para garantir a mais difícil da vitória. Vencer a si mesmo, o conceito próprio, a sua razão, o seu "eu" e tudo que poderia o limitar. Ele teria que ser como uma criança que começa a andar. Dar os três primeiros passos:

  Primeiro passo: Dá ouvidos às Boas Novas.  Naamã, pelos seus próprios meios e os recursos que tinha, não poderia resolver esta grande pendência. Reconheceu que precisava de ajuda. Ele ouviu que havia uma saída, uma resolução, uma cura, uma chance de ser feliz por completo. E agora? Dou ouvido?  De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.  Romanos 10:17 – E agora? Acredito?  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Isaías 53:1) – Todos que deram ouvidos ao Senhor, conseguiram a vitória. Naamã estava dando o seu primeiro passo para a vitória.

Segundo passo: Ter como prioridade ir até a presença do Senhor. Muitos empecilhos surgem quando nos projetamos a ir de encontro com o que nos fará ter a resolução das nossas vidas. Penso que Naamã era muito ocupado, afinal de contas ele era chefe do exército da Síria. O que ele deveria priorizar? O que ele deveria buscar em primeiro lugar? Você sabe? A resposta é: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33  - Naamã precisava agir, tomar uma atitude, buscar condições. Quantas vezes pensamos em fazer algo, nos decidimos, mas surge outra "urgência" e deixamos de lado o que era prioridade? Receber a cura  foi estabelecido por Naamã como necessidade primordial e assim foi o segundo passo para a vitória.


Terceiro passo: Procurar não se apresentar vazio diante do Senhor. Há a necessidade, de quando se busca a benção de Deus, ir crendo que o Senhor pode todas as coisas. É preciso ter algo em nós para que o Senhor venha a fazer a multiplicarão Sabemos que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero. A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim; Exodo 23:15 - Na multiplicação dos pães e peixes, apareceulum rapaz com cinco pães e dois peixes. João 6 - Naquele paralítico conduzido por quatro homens Deus viu a fé deles. Marcos 2:5-12 - Muitos querem agradar a Deus: fazendo caridade, dando esmola, sendo um cidadão exemplar, (tudo isto é obrigação do ser humano), mas o que agrada ao Senhor é o homem se apresentar diante do Todo Poderoso com o coração cheio de fé. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6 - Naamã foi crendo, foi cheio de confiança e esperança. Foi assim o terceiro passo para a vitória.

Nascendo de Novo e Tomando Posse da Vitória

Os três passos necessários foram dados por Naamã e faltaria pouco para a sua vitória. Chegou na presença do homem de Deus. Será que agora será retirado o seu "porém" ? Ao chegar a porta do homem de Deus, o profeta Eliseu manda mensageiro a Naamã com a orientação de ele mergulhasse sete vezes no Jordão. Começou a maior batalha da vida deste general. A maior luta que o homem pode enfrentar é quando ele é contrariado. Foi lhe apresentado uma situação inusitada. Ele pensava: Sou importante, um general, honrado, valoroso. O profeta irá valorizar a minha presença, imporá as mãos, falará palavras bonitas ao meu respeito e nada disto aconteceu. 
Naamã muito se indignou fazendo comparação dos dois rios que tinha em seu país em relação ao rio Jordão. No final pode perceber que não tinha jeito e acatou a orientação dada pelo profeta. Um novo entendimento surgiu: A necessidade de nascer de novo. Porque cada mergulho significaria um tipo de morte, afinal,  como falamos antes, os recursos que ele tinha não solucionou seu problema, nem supriu a sua necessidade. Cada mergulho uma morte e um novo nascimento.

Orgulho (2 Co 10.17: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor)
 Naamã se gloriava, se sentia o suprasumo, a excelência em honra, mas precisava reconhecer a grandeza de um Deus. Por isso o orgulho dele morreria lhe dando o primeiro nascimento.
  Soberba (orgulho excessivo - Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. Provérbios 11:2)
A pessoa pode ser uma celebridade, ter um nível alto de importância e mesmo assim ser simples. Faltava a Naamã a simplicidade e humildade. Por isso morreria a soberba dando-lhe o segundo nascimento.

Arrogância (orgulho doentio - O temor do SENHOR é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.  Provérbios 8:13)

Autoritarismo (Dominador - Absoluto, despótico, imperioso. Que não admite contradição. Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, e invocará o nome do SENHOR, 2Rs 5:11) 

  Vaidade (desejo de atrair a admiração de outras pessoas - Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque quis andar após a vaidade. Oséias 5:11)

   Altivez (intolerância - E voltou-se e se foi com indignação. 2Rs 5:12 - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. Salmos 37:5)

   Vergonha (timidez – aquele que não quer se expor - E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus.  Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Lucas 12:8-9)
14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário