quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A VINHA DE NABOTE


TEMA DO ESTUDO: A vinha de Nabote




Texto: I Reis 21:1-3

I Rs 21:1 “E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria,” I Rs 21:2 “ que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro.” I Rs 21:3 “ Porém Nabote disse a Acabe: Guarda-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.”


Objetivo: Entendermos o quanto devemos ser fiéis e preservar a herança que nos foi confiada: a Obra de Salvação.

Introdução:

            Nabote era um servo prudente e fiel as tradições, não se abalou com a proposta feita pelo rei Acabe. O Senhor quer nos mostrar como conseguir e permanecer com a herança de vida eterna em nossas vidas.

Desenvolvimento:

            Em épocas de afastamento de Deus e elevada idolatria, havia um servo fiel chamado Nabote, que habitava em Jezreel (que quer dizer Deus semeia), cidade próxima a Samaria, capital de Israel. O rei Acabe possuía um palácio junto as terras de Nabote, vendo o rei a vinha de Nabote ao pé de seu castelo, ofereceu a ele a compra de sua vinha por dinheiro ou em troca de outra melhor. Nabote recusou pois era herança de seus pais. Acabe entristeceu o coração ao ponto de se recusar a comer, Jezabel, sua esposa, vendo isto propôs que dois servos, filhos de Belial mentissem dizendo que Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei, assim foi Nabote apedrejado até a morte segundo a lei.
            Hoje o Senhor nos fala de uma herança que é a vida eterna. Assim com a vinha fala do Espírito Santo, a horta fala das coisas terrenas (mundo). Devemos estar atentos as coisas que nos são propostas pelo mundo, não devemos trocar a herança (salvação) dada a nós pelo Senhor Jesus e sim buscarmos a cada dia em nossas vidas renovar o amor e o cuidado com a Obra do Senhor.

        Tipologia
Jezabel
Carne
Acabe
Servo Infiel
Nabote
Senhor Jesus

Conclusão:

            A vida de Nabote aponta para o Senhor Jesus no qual foi tentado, mas rejeitou e foi morto sem pecado, nos ensinando que devemos zelar por esta benção que ele nos concedeu, esta herança eterna, em que sua morte é a porta para conquistarmos a eternidade. Devemos buscar com sinceridade, fidelidade e obediência ao Senhor Jesus.

4 comentários:

  1. é uma benção gostei desses comentarios acerca de nabot um comentario curto mais objetivo....
    OOOOOO GLLOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Diácono lucas modesto dias26 de julho de 2012 15:27

    que esta palavra maravilhosa vem ficar gravada nos nossos corações para que sempre nós viemos tomar conta da nossa herança!!!amém....

    ResponderExcluir
  3. Acabe é tipo do adversario
    Sem pretenção de suplantar a mensagem dada pelo Es ao irmão, faço algumas colocações apenas para contribuir com os pregadores que de certo farão bom uso da Palavra de Deus.

    Acabe é tipo do adversario
    Jezabel " " da Carne. Inpirados pelo adversario, as pessoas (Carne) escolheram barrabas e crucificaram Jesus.
    Nabote - tipo do senhor Jesus.
    Vinha - Um unico tipo de fruto - A Salvação.Videira tem Vida longa. herança de pai para filho.
    Horta - Variedade de plantas- Mescla - Religiões com muitos caminhos. Plantas com raiz que atinge pouca profundidade. A superficialidade humana. Não tem projeção para a vida eterna.
    A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Na vida Cristã somos testados de várias maneiras para desisitir da herança que Deus tem preparado para cada um de nós, quando formos arrebatados. Assim o inimigo tenta constantemente tirar de nossas mãos a propriedade que através de Cristo nos concedeu: A Alegria de dizer não ao pecado, não abrindo mão da herança eterna!
    Dc. Tomaz Vittone (Igreja Vida Abundante - Vila de Balbina - AM).

    ResponderExcluir