quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A VINHA DE NABOTE


TEMA DO ESTUDO: A vinha de Nabote




Texto: I Reis 21:1-3

I Rs 21:1 “E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria,” I Rs 21:2 “ que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro.” I Rs 21:3 “ Porém Nabote disse a Acabe: Guarda-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.”


Objetivo: Entendermos o quanto devemos ser fiéis e preservar a herança que nos foi confiada: a Obra de Salvação.

Introdução:

            Nabote era um servo prudente e fiel as tradições, não se abalou com a proposta feita pelo rei Acabe. O Senhor quer nos mostrar como conseguir e permanecer com a herança de vida eterna em nossas vidas.

Desenvolvimento:

            Em épocas de afastamento de Deus e elevada idolatria, havia um servo fiel chamado Nabote, que habitava em Jezreel (que quer dizer Deus semeia), cidade próxima a Samaria, capital de Israel. O rei Acabe possuía um palácio junto as terras de Nabote, vendo o rei a vinha de Nabote ao pé de seu castelo, ofereceu a ele a compra de sua vinha por dinheiro ou em troca de outra melhor. Nabote recusou pois era herança de seus pais. Acabe entristeceu o coração ao ponto de se recusar a comer, Jezabel, sua esposa, vendo isto propôs que dois servos, filhos de Belial mentissem dizendo que Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei, assim foi Nabote apedrejado até a morte segundo a lei.
            Hoje o Senhor nos fala de uma herança que é a vida eterna. Assim com a vinha fala do Espírito Santo, a horta fala das coisas terrenas (mundo). Devemos estar atentos as coisas que nos são propostas pelo mundo, não devemos trocar a herança (salvação) dada a nós pelo Senhor Jesus e sim buscarmos a cada dia em nossas vidas renovar o amor e o cuidado com a Obra do Senhor.

        Tipologia
Jezabel
Carne
Acabe
Servo Infiel
Nabote
Senhor Jesus

Conclusão:

            A vida de Nabote aponta para o Senhor Jesus no qual foi tentado, mas rejeitou e foi morto sem pecado, nos ensinando que devemos zelar por esta benção que ele nos concedeu, esta herança eterna, em que sua morte é a porta para conquistarmos a eternidade. Devemos buscar com sinceridade, fidelidade e obediência ao Senhor Jesus.

9 comentários:

  1. é uma benção gostei desses comentarios acerca de nabot um comentario curto mais objetivo....
    OOOOOO GLLOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Diácono lucas modesto dias26 de julho de 2012 às 15:27

    que esta palavra maravilhosa vem ficar gravada nos nossos corações para que sempre nós viemos tomar conta da nossa herança!!!amém....

    ResponderExcluir
  3. Acabe é tipo do adversario
    Sem pretenção de suplantar a mensagem dada pelo Es ao irmão, faço algumas colocações apenas para contribuir com os pregadores que de certo farão bom uso da Palavra de Deus.

    Acabe é tipo do adversario
    Jezabel " " da Carne. Inpirados pelo adversario, as pessoas (Carne) escolheram barrabas e crucificaram Jesus.
    Nabote - tipo do senhor Jesus.
    Vinha - Um unico tipo de fruto - A Salvação.Videira tem Vida longa. herança de pai para filho.
    Horta - Variedade de plantas- Mescla - Religiões com muitos caminhos. Plantas com raiz que atinge pouca profundidade. A superficialidade humana. Não tem projeção para a vida eterna.
    A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Na vida Cristã somos testados de várias maneiras para desisitir da herança que Deus tem preparado para cada um de nós, quando formos arrebatados. Assim o inimigo tenta constantemente tirar de nossas mãos a propriedade que através de Cristo nos concedeu: A Alegria de dizer não ao pecado, não abrindo mão da herança eterna!
    Dc. Tomaz Vittone (Igreja Vida Abundante - Vila de Balbina - AM).

    ResponderExcluir
  5. Vanuza Quintino Pereira28 de maio de 2018 às 17:40

    Apaz a todos.... Concluo esse texto dizendo que não devemos trocar a nossa herança por nada, exemplo de pessoas que trocou sua herança... Esaú,e o filho pródigo também desperdiçou sua herança por prazeres momentâneo..... Mas nabote não trocou por ele sabia do preço que sua família pagou para ele possuir essa vinha ,e vc também sabe o preço que foi pago pela sua salvação. Preço de sangue.

    ResponderExcluir
  6. Pólo pólo glórias Deus li abençoe pastor forte essa passagem

    ResponderExcluir
  7. maravilha amei essa entroducao nabote cristo a vinha samos nos e acabe e o adversario que quer toma nossa vinha

    ResponderExcluir
  8. Amei o gloria muito edificante essa palavra

    ResponderExcluir