segunda-feira, 25 de abril de 2011

FATORES QUE IMPLICAM NA FORMAÇÃO E EXISTÊNCIA DO LAR

Igreja Cristã Maranata

INTRODUÇÃO
            A casa é feita de pedra e o lar, de amor. O lar é um complexo de amizade, alegria, afetos, comunhão de idéias e ideais, confiança, respeito, fé, amor, sacrifício e renúncia, incorporado à vida diária dos pais e dos filhos.
            Vejamos alguns fatores básicos na formação do lar.

1.   É necessário que interrompa a corrupção na descendência familiar.
Coloquemos o dique – É o primeiro mandamento com promessa. “Honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Ex 20:12.
Não façamos como os fariseus, que invalidavam os mandamentos do Senhor para guardarem as suas tradições. Mc 7:9-13.

CUIDADOS – SAÚDE DOS CÔNJUGES
            Devem os cônjuges possuir algum conhecimento de biologia, que é o estudo da vida em todas as suas fases de desenvolvimento. Lembramos aqui um problema comum, que é o fator RH. Há mais de uma dezena de anos, foi descoberto no sangue humano o fator RH, que pode ser negativo ou positivo. Quando dois cônjuges apresentam fatores RH de signos diferentes, o primeiro filho pode não ficar prejudicado, mas os outros, alguns instantes após o nascimento, não toleram mais o sangue que possuem nas veias, transformando em veneno na hora da passagem do estado pré-natal para o de independência da mãe.

2.   O CUIDADO COM A FAMÍLIA
É aconselhável que os candidatos ao matrimônio submetam-se a um exame preparatório, e procedam ao tratamento que lhes for necessário, a bem dos futuros pais e da prole. É uma questão de prudência. “Mas se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que o infiel.” I Tm 5:8.

3.   SALMO 127 – UM LAR EDIFICADO PELO SENHOR
Virtudes resultantes de uma boa formação: a fidelidade, o respeito, a honestidade, a humildade e sobretudo uma concepção altruística e cristã do lar, ficam em plano secundário. São de bom alvitre as palavras do salmista Davi, quando diz: “Se o Senhor não edificar a casa (sentido genérico), em vão trabalham os que edificam” Sl 127:1. Se colocamos Deus em tudo que fizermos, por certo o encontraremos em tudo que nos suceder.

O PROBLEMA ECONÔMICO
            Há muitos que se casam sem ter um lastro financeiro que os possibilite vencer os primeiros anos em família. É um atraso fastidioso para a vida material no futuro
Para o casamento a manutenção do lar é fruto de uma consciência amadurecida. Entre os israelitas a sorte de uma mulher provinha de família abastada ou de elevada influência, que era das maiores proporções em relação à de menos fortuna. (Gênesis 16:6 e I Samuel 25:42). “E contentai-vos com o vosso soldo.” Lc 3:14.
A infelicidade do pobre é querer viver e gastar como rico.

4.   PERIGOS NO CASAMENTO
Diz-nos o apóstolo Paulo “Não vos prendais a um jogo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” I Co 6:14. Em outra parte ele fala do casamento no Senhor. A razão da infelicidade, em muitos matrimônios, é o desdém com que os nubentes têm tratado o preceito acima. Quando Jesus disse: “Portanto o que Deus ajuntou não separe o homem”, estava referindo-se ao casamento no Senhor, ao casamento legítimo, ao casamento bíblico (no Senhor).

5.   PERIGO DA OMISSÃO – DESAJUSTES (Pv 19:26)
Aí estão os filhos extraviados, transviados, delinqüentes, viciados, órfãos de pais vivos, desajustados, irresponsáveis, perturbadores da paz na família, na igreja e na sociedade. Bebem,, fumam, dançam e cometem toda sorte de torpeza, inclusive afligir o pai e afugentar a mãe. A estes adverte o sábio Salomão: “Aquele que afligir seu pai, ou que faz fugir a sua mãe, é infame e desgraçado.” Pv 19:26.
      “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Ex 20:12.

6.   JESUS NO LAR
1.   Não esqueçamos que o amor a Deus e depois ao próximo (esposo ou esposa) é fundamental, é o alicerce do lar. “Tudo é belo em derredor com amor no lar.” (é parte de um hino).
2.   Havia em Betânia um lar onde a presença de Jesus era tida como uma bênção muito desejada e muito preciosa. Jesus deve ser o hóspede de honra em nosso lar.
3.   Jesus gostava do lar de Marta, Maria e Lázaro. Isto porque o lar era hospitaleiro, espiritual e sincero.
4.         Há casas, e familiares, mas lares, demasiadamente poucos. Falta a presença do amor (Espírito Santo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário